A dúvida metódica de Descartes
Mergulhado em plena atividade intelectual, Descartes concluiu o que suspeitava havia algum tempo, as verdades tradicionais não eram confiáveis porque cada uma utilizava uma fonte diferente, ou seja, um método diferente. Seu objetivo era submeter todas as teorias a um método comum que funcionaria como se fosse uma espécie de ponto de partida, uma régua para avaliar todas as outras coisas ou, ainda, uma espécie de filtro racional.
Descartes permanecia duvidando das teorias existentes, justamente por não encontrar respostas exatas para suas indagações. Assim, buscou encontrar a verdade e a certeza rejeitando como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida, a fim de ver se, após isso, não restaria algo que fosse inteiramente indubitável. O filósofo estava obcecado pela dúvida e foi radical ao ponto de duvidar até mesmo das certezas matemáticas, criando assim a chamada dúvida metódica, ou seja, uma técnica que consistia em suspender temporariamente as teorias existentes e submetê-las a um filtro de um método rigoroso. A partir da dúvida metódica, Descartes não mais duvidava por duvidar, mas analisava minuciosamente todas as coisas, a fim de descobrir se nelas havia elementos sobre os quais poderia recair alguma suspeita.
Fonte:http://www.educacional.com.br/filosofia/#1105
Nenhum comentário:
Postar um comentário